Quando está na calha um novo concurso para assistência ao parque Sibs era bom que alguém pensasse seriamente nisto e o preço não fosse a única variável a ter em conta!
A mudança da politica da assistência técnica ao parque SIBS, reduzindo drasticamente os preços fez com que as empresas prestadoras de serviços recorressem ao mercado do trabalho temporário, utilizando técnicos sem qualquer vínculo profissional e em situação extremamente precária. Isto criou uma vulnerabilidade na segurança, dado que as maquinas, nomeadamente as instaladas em espaços públicos, como os centros comerciais por exemplo, possuem uma fechadura de acesso com chave única facilmente copiável e existem programas de manutenção técnica facilmente transportáveis numa PEN USB que permitem retirar todo o dinheiro existente na máquina. As passwords de protecção porque disseminadas por toda a equipa de assistência, e dado que, por força da inexistência de vinculo contratual seguro, ela é muito móvel, são por isso também extremamente vulneráveis.
Houve em tempos 500 maquinas no parque SIBS, da francesa Électronique Serge Dassault, que possuíam uma protecção de hardware no interior do cofre que impediam operações de manutenção sem a previa abertura do cofre. Estranhamente mais nenhuma marca possui esta protecção.
Quando a SIBS investe o que investe na segurança da rede é estranho que não se preocupe com isto.
Relembro que com as ESD a equipa da Papelaco Automatismos conseguia uptimes superiores a 98%. E....estranhamente ou não, não havia assaltos a ATM,s. É um facto que eles começaram com a "morte" da Papelaco e com isto não estou a acusar ninguém, apenas a criticar a mudança de politica que coincidiu com essa "morte".
Quando as certificações estão na ordem do dia, e são um "plus" na credibilidade das marcas, não se entende a inexistência do "técnico certificado em ATM's". Talvez a falta de concorrência no mercado português, e o facto de SIBS e Seguradoras serem propriedade dos bancos.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=136305#.Ut2eqyGOq-I.facebook